De acordo com Ayres, as placas especiais já estão previstas no CTB para veículos de diversas autoridades, e a intenção do projeto é estender essa prática aos parlamentares. O objetivo das placas especiais, segundo Capitão Augusto, é proporcionar visibilidade aos veículos adquiridos ou alugados com recursos públicos.
Atualmente, o Código de Trânsito estipula que placas especiais nas cores verde e amarela devem ser instaladas nos veículos de representação pessoal de autoridades como o presidente da República, ministros de Estado, presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, entre outros. Além disso, placas especiais definidas pelo Contran são exigidas para veículos de governadores, prefeitos, presidentes das assembleias legislativas e tribunais federais, entre outros.
O projeto agora seguirá em caráter conclusivo para as comissões de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado, para se tornar lei.
A reportagem sobre esta aprovação foi realizada por Ralph Machado, com edição de Natalia Doederlein, destacando a importância e os próximos passos do projeto que visa regulamentar as placas especiais nos veículos de representação de parlamentares.