O projeto já havia sido aprovado pelas comissões de Cultura e de Viação e Transportes e, por tramitar em caráter conclusivo, deverá seguir para a sanção presidencial, a menos que haja um recurso para análise do Plenário da Câmara.
A iniciativa busca homenagear Bernardo Sayão Carvalho Araújo, nascido em 18 de junho de 1901 no Rio de Janeiro. Sayão mudou-se com sua família para ajudar na construção de Brasília e foi um dos diretores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), tendo sido responsável pela construção da ligação entre Brasília e o Norte do País. Infelizmente, ele faleceu em 15 de janeiro de 1959, antes da inauguração de Brasília e da rodovia, ao ser atingido por uma árvore durante uma inspeção de rotina próximo à divisa entre os estados do Maranhão e do Pará.
O autor da proposta, ex-senador Donizeti Nogueira (TO), ressaltou a importância de Sayão, considerado um herói nacional, e lembrou que o dia do seu enterro entrou para a história da capital como o único em que o canteiro de obras silenciou. Em 1960, o então presidente Juscelino Kubitschek deu o nome de Sayão à estrada que ligava Belém a Brasília. No entanto, essa decisão foi revogada por ato do Poder Executivo em 1991. Agora, com a aprovação do projeto pelo Poder Legislativo, os trechos das rodovias serão unidos novamente, recuperando a unidade do traçado original.
A rodovia Bernardo Sayão é uma importante via de transporte que liga o centro do país à região Norte, facilitando o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento econômico das regiões beneficiadas. A expectativa é que a homenagem contribua para manter viva a memória desse importante personagem histórico e reconheça a sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil.
A proposta ainda terá que passar pela sanção presidencial para entrar em vigor. No entanto, a iniciativa já é considerada uma vitória para aqueles que defendem a memória de Bernardo Sayão e reconhecem sua importância para a construção do país.