CAMARA DOS DEPUTADOS – Comissão aprova inclusão de pessoas com autismo em estacionamento preferencial e elimina renovação de credenciais de pessoas com deficiência.



Na tarde de hoje, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou uma importante proposta que visa incluir pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre os usuários das credenciais de estacionamento preferencial. Além disso, o texto elimina a necessidade de renovação das credenciais de pessoas com deficiência permanente.

O Projeto de Lei 2997/23, apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), propõe alterações na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e foi bem recebido pela relatora, deputada Maria Rosas (Republicanos-SP). Segundo ela, a inclusão das pessoas com autismo está de acordo com a Lei 12.764/12, que já as considera como deficientes para todos os efeitos legais. Maria Rosas também ressaltou que a validade indeterminada das credenciais evita possíveis transtornos na vida dos cidadãos, já que não há necessidade de submeter as pessoas a exames desnecessários.

O texto aprovado também contempla uma sugestão prevista no Projeto de Lei 5056/23, apensado, que propõe que os veículos que transportam pessoas com transtorno do espectro autista ostentem placas especiais, semelhantes às utilizadas por veículos oficiais. No entanto, a relatora sugeriu a padronização de avisos nas placas pelo Contran, em vez das placas especiais.

Os próximos passos para que o projeto se torne lei incluem a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Se aprovado, o texto precisará passar pela Câmara e pelo Senado.

A proposta é vista como um avanço na garantia dos direitos das pessoas com deficiência e no reconhecimento da importância de facilitar o dia a dia desses cidadãos. Espera-se que a medida traga mais inclusão e acessibilidade para aqueles que necessitam de cuidados especiais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo