CAMARA DOS DEPUTADOS – CCJ da Câmara dos Deputados aprova proposta que amplia vagas de estacionamento para pessoas com deficiência



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 10 de dezembro de 2024, uma proposta que tem como objetivo ampliar as vagas específicas de estacionamento de veículos para todas as pessoas com deficiência. Atualmente, a Lei da Acessibilidade e o Estatuto da Pessoa com Deficiência restringem essas vagas apenas para pessoas “com dificuldade de locomoção” e “com comprometimento de mobilidade”, respectivamente.

A relatora do projeto, a deputada Chris Tonietto (PL-RJ), recomendou a aprovação do texto que suprime as expressões presentes nas duas normas, possibilitando que todas as pessoas com deficiência tenham acesso às vagas reservadas de estacionamento. O parecer da deputada foi favorável à proposta de lei, que agora segue para votação no Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara.

Além disso, a proposta também prevê que as vagas específicas para pessoas com deficiência sejam equivalentes a 2% do total de vagas de estacionamento, garantindo, no mínimo, uma vaga disponível e devidamente sinalizada de acordo com as normas técnicas vigentes. O texto aprovado pela CCJ também contempla a atualização da terminologia utilizada em 19 normas legais, incluindo o Código Penal e a Consolidação das Leis do Trabalho, substituindo o termo “pessoa portadora de deficiência” por “pessoa com deficiência”.

A deputada Amália Barros (MT), autora do Projeto de Lei 344/24, que foi a base para a proposta aprovada, faleceu no mesmo ano. A aprovação desta medida representa um avanço significativo na garantia do acesso e da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades para todos os cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo