CAMARA DOS DEPUTADOS – CCJ da Câmara dos Deputados aprova proposta para fixar prazo máximo de 180 dias para cirurgia de reversão de ostomia no SUS.

Na tarde desta quinta-feira, 06 de dezembro de 2024, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que estabelece o prazo máximo de 180 dias para a realização de cirurgia de reversão da ostomia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida visa garantir um atendimento mais ágil e eficiente para as pessoas ostomizadas, que necessitam desse procedimento para melhorar sua qualidade de vida.

As pessoas ostomizadas passam por cirurgias que criam um orifício interligando um órgão interno ao meio externo, que pode ser utilizado para diversas finalidades, como alimentação, respiração ou eliminação de fezes e urina. Com a aprovação do projeto, liderado pelo relator Deputado Duarte Jr. (PSB-MA), a expectativa é de que haja uma melhora significativa no tempo de espera para a realização dessa cirurgia tão importante.

O substitutivo da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência ao Projeto de Lei 1144/22, de autoria da ex-deputada Paula Belmonte, foi o instrumento utilizado para viabilizar a aprovação da proposta. Agora, o texto segue para o Senado, a menos que haja algum recurso para votação pelo Plenário da Câmara. Caso a cirurgia não seja realizada dentro do prazo estabelecido de 180 dias, o poder público deverá garantir sua efetivação imediata por meio da rede privada de saúde.

A não observância dessas medidas acarretará em processo administrativo para apuração da responsabilidade, sendo o gestor local responsável pelo monitoramento do prazo. Com essa aprovação, abre-se um novo horizonte para as pessoas ostomizadas, que poderão contar com um prazo máximo definido para a reversão da ostomia, trazendo mais segurança e rapidez no atendimento médico. Este é mais um passo importante rumo à garantia dos direitos e da dignidade das pessoas com deficiência.

Sair da versão mobile