A primeira edição do prêmio foi instituída pela Resolução 31/22 e tem como objetivo homenagear cinco conselheiros tutelares que se destacaram por suas boas práticas em prol de crianças e adolescentes. Entre os premiados deste ano estão: Edmaria Santana Nunes de Salvador (BA), Gustavo Henrique da Silva Camargos de Brasília (DF), Leandro Eugênio Porcino do Rio de Janeiro (RJ), Patrícia Félix de Lima Padula do Rio de Janeiro (RJ) e Valdecir Rodrigues de Faxinal dos Guedes (SC).
O prêmio leva o nome de José Edmilson de Souza, também conhecido como Professor Edmilson, em reconhecimento à sua importante contribuição na luta pelo fortalecimento dos conselhos tutelares. Ele foi uma referência nacional, presidindo conferências e atuando na área da infância e da juventude por quase três décadas, sendo um dos primeiros conselheiros tutelares de Alagoas.
A iniciativa de premiar e homenagear os conselheiros tutelares que se destacaram em suas práticas demonstra o reconhecimento da importância do trabalho realizado por esses profissionais na proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes em todo o país. O Prêmio Boas Práticas de Conselheiros Tutelares é uma forma de valorizar e incentivar esses profissionais a continuarem desempenhando um papel fundamental na promoção do bem-estar e da segurança das crianças e adolescentes da sociedade brasileira.