CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados homenageia integrantes dos Brics em sessão solene e destaca importância do diálogo para fortalecimento do grupo.



Na tarde desta quarta-feira, a Câmara dos Deputados realizou uma sessão solene para homenagear os integrantes dos Brics, o grupo de países de mercado emergente composto originalmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O evento contou com a presença do embaixador Maurício Lyrio, negociador-chefe para o bloco, que destacou a importância e relevância do grupo, que agora conta com novos membros, como o Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e a mais recente adesão da Indonésia.

É importante ressaltar que o Brasil assume a presidência do grupo em 2025 e sediará a próxima cúpula dos Brics nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. O embaixador Lyrio enfatizou que os Brics correspondem a 43% da população mundial e 38% do PIB global, o que evidencia a sua relevância no cenário internacional.

Durante a sessão, foram discutidas medidas para facilitar o comércio e a cooperação regulatória entre os países membros, além do uso de moedas locais para comércio e investimento. Questões relacionadas ao combate às mudanças climáticas, governança da inteligência artificial e a arquitetura multilateral de paz e segurança também estiveram em pauta.

O embaixador da Rússia, Alexei Labetskiy, reforçou a importância do diálogo e da cooperação econômica entre os países do bloco. Além disso, o coordenador da Frente Parlamentar dos Brics, deputado Fausto Pinato (PP-SP), destacou a capacidade do grupo em transformar desafios em oportunidades, respeitando a soberania e história de cada país membro.

A próxima cúpula dos Brics promete ser um marco nas negociações e acordos entre os países, reforçando o compromisso com o multilateralismo e a governança global. A colaboração e o diálogo serão essenciais para o fortalecimento do grupo e para enfrentar os desafios que se apresentam no cenário internacional.

Por Luiz Cláudio Canuto, com edição de Geórgia Moraes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo