Durante todo o mês de outubro serão realizados diversos eventos. No dia 03 aconteceu uma sessão solene no Plenário da Câmara dos Deputados em homenagem à campanha. No dia 18 será inaugurada uma exposição fotográfica com histórias de mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Também no dia 18 serão projetadas nas torres do Congresso Nacional fotos de mulheres que sobreviveram à doença, além de dados sobre a incidência do câncer de mama no país.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, excluindo-se os tumores de pele não melanoma. Nas regiões Sul e Sudeste, as taxas de incidência são ainda maiores. Somente em 2022, estima-se que mais de 66 mil mulheres tenham sido afetadas pela doença.
O primeiro ato relacionado à campanha Outubro Rosa no Brasil aconteceu em 2002, na cidade de São Paulo, com a iluminação do Obelisco do Ibirapuera em rosa. Desde então, tornou-se tradição iluminar monumentos com essa cor durante o mês de outubro como forma de adesão à campanha.
Para encerrar as atividades da campanha, no dia 24 será realizada uma audiência da Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil para discutir a disponibilização de novos medicamentos para o câncer de mama pelo SUS. Já no dia 25, a Secretaria da Mulher promoverá um seminário sobre inovação e educação no combate ao câncer.
A campanha Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, onde vários estados passaram a realizar ações de conscientização sobre o câncer de mama. O laço rosa, que se tornou símbolo da campanha, foi distribuído pela primeira vez pela Fundação Susan G. Komen for the Cure aos participantes de uma corrida em Nova York na década de 1990.
O câncer de mama é uma doença que afeta milhares de mulheres todos os anos, sendo fundamental a conscientização e a realização de exames preventivos para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz. A campanha Outubro Rosa busca justamente disseminar essas informações e promover a saúde das mulheres.