De acordo com o texto em pauta, as empresas que mais poluem terão que cumprir metas de emissão e poderão utilizar esses títulos de carbono para compensar seus impactos ambientais. O relator responsável por apresentar o parecer sobre as mudanças promovidas pelos senadores é o deputado Aliel Machado (PV-PR), que se manifestou favorável às alterações propostas, com exceção de uma questão relacionada aos investimentos mínimos exigidos de seguradoras e fundos de previdência complementar nesses títulos.
Para acompanhar de perto os desdobramentos dessa importante discussão, é possível assistir à transmissão ao vivo da sessão através do link disponibilizado. Mais informações sobre o andamento da votação serão divulgadas em breve.
A reportagem está sendo conduzida por Eduardo Piovesan e a edição ficará a cargo de Pierre Triboli. A expectativa é de que as decisões tomadas nesta tarde tenham impacto significativo no setor ambiental e econômico do país, uma vez que o mercado de carbono é uma ferramenta fundamental para a redução das emissões de gases do efeito estufa.
É fundamental que a sociedade acompanhe de perto essas discussões e entenda a importância de medidas como essa para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do Brasil. A votação do Projeto de Lei 182/24 certamente trará reflexos a longo prazo e merece atenção e participação ativa de todos os cidadãos.
