CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados Debaterá Novo Plano Nacional de Educação com Foco na Valorização do Magistério e Metas até 2034 nesta Quarta-Feira.



Em um movimento que promete repercutir em toda a educação brasileira, a comissão especial da Câmara dos Deputados está se preparando para uma audiência pública crucial sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Agendada para esta quarta-feira, dia 25 de junho de 2025, a discussão focará nos significativos desafios enfrentados na formação e valorização dos profissionais que atuam na educação básica.

O Projeto de Lei 2614/24, que está na pauta do dia, propõe substituir o plano anterior que vigia entre 2014 e 2024. Com uma abrangência que se estende até 2034, o novo PNE delineia um total de 18 metas que buscam transformar a realidade educacional no Brasil, sendo que a meta 16 refere-se especificamente aos profissionais da educação básica, reconhecendo a importância de um corpo docente qualificado e bem valorizado.

O convite para este debate foi feito por um conjunto diversificado de deputados. Entre eles, estão Moses Rodrigues (União-CE), Pedro Uczai (PT-SC) e Tabata Amaral (PSB-SP), que representam diferentes correntes políticas e regiões do país. A propostas em questão refletem uma preocupação comum com a qualidade do ensino e com o apoio necessário aos educadores que formam a base do sistema educacional.

A audiência será interativa, permitindo que cidadãos contribuam com perguntas e sugestões, o que demonstra um esforço de inclusão e diálogo entre o parlamento e a sociedade civil. O encontro está marcado para começar às 14 horas, no plenário 13 da Câmara.

Essa iniciativa é parte de um esforço mais amplo para repensar a educação no Brasil, especialmente em um momento em que é urgente debater estratégias que garantam não apenas a formação adequada dos professores, mas também estímulos para que esses profissionais se sintam valorizados em sua carreira. O novo PNE, portanto, não é apenas um conjunto de regras e diretrizes, mas uma tentativa de reconstruir o futuro educacional do país, colocando a valorização do magistério no centro das discussões e ações necessárias. O cenário é promissor e os desdobramentos desse debate poderão influenciar decisivamente a educação brasileira nos próximos anos.

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