CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados aprova projeto que define altura mínima para concursos na segurança pública em novo passo legislativo.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados recentemente aprovou uma proposta que estabelece critérios de altura mínima para candidatos a carreiras operacionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). De acordo com o texto do Projeto de Lei 5645/25, os requisitos determinam que os homens devem ter altura mínima de 1,60 m e as mulheres, 1,55 m.

O relator da matéria, o deputado Delegado Caveira do PL do Pará, defendeu a aprovação do projeto ressaltando a necessidade de uniformidade nas exigências para que os profissionais desempenhem suas funções de forma eficaz, especialmente no que diz respeito ao manuseio de equipamentos e armamentos. Para Caveira, essa medida não apenas promove a eficiência, mas também assegura a segurança jurídica dos concursos públicos na área de segurança.

A proposta altera as diretrizes estabelecidas pela Lei 14.965/24, que regula os concursos públicos, mas esclarece que a nova exigência não se aplica a outros cargos das forças de segurança pública, buscando evitar discriminações que possam ocorrer em processos seletivos. O autor do projeto, deputado Capitão Alden, também do PL, argumenta que essa regra harmoniza os padrões físicos já reconhecidos em outras legislações e assegura justiça nos requisitos para ingresso na profissão.

Um ponto relevante mencionado por Alden é que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu a constitucionalidade de leis que estabelecem limites de altura para carreiras desse tipo, desde que estas respeitem as diretrizes do Exército. As normas que respaldam essa exigência estão previstas na Lei 12.705/12.

Agora, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, onde passará por votação. Caso aprovado, será necessário que a proposta receba o aval da Câmara e do Senado para se tornar lei. O caráter conclusivo da tramitação significa que, se não houver divergências entre as comissões ou se não houver recurso por parte de deputados, a votação no plenário poderá ser dispensada, acelerando o processo legislativo. Essa proposta, portanto, busca estabelecer regras claras e justas para a aceitação de candidatos nas áreas operacionais de segurança no Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo