CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados aprova programa para capacitar municípios na instalação de antenas e expansão da tecnologia 5G no Brasil.

Em um movimento significativo para modernizar a infraestrutura de telecomunicações no Brasil, a Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, uma nova proposta voltada para a capacitação de prefeitos e servidores municipais na regulamentação da instalação de antenas de telefonia e internet. O projeto, que tem como principal objetivo harmonizar as leis municipais com a Lei Geral das Antenas, busca eliminar obstáculos que prejudicam a expansão do sinal de internet, especialmente a tecnologia 5G.

Intitulado Programa Nacional de Capacitação para Regulamentação Municipal de Instalação de Antenas (PNCRMI), o programa será realizado em parceria com o governo federal, estados, municípios, empresas do setor de telecomunicações, instituições acadêmicas e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O relator da proposta, deputado Julio Cesar Ribeiro, destacou a necessidade de capacitar os gestores locais, afirmando que muitas administrações enfrentam dificuldades por não saberem como adequar as leis municipais às diretrizes federais.

O projeto apresenta um substitutivo que foi detalhado de forma a garantir que a Anatel fique responsável por definir o conteúdo dos cursos, elaborar materiais didáticos e manter uma plataforma digital com informações abrangentes sobre legislação, jurisprudência e melhores práticas no setor. Essa estrutura visa atender às demandas e inovações tecnológicas atuais, promovendo uma colaboração eficaz entre a agência reguladora e as empresas do setor.

Além disso, o texto aprovado permite que a União, os estados e os municípios direcionem recursos orçamentários para o programa, utilizando também fundos já existentes na Anatel. Essa flexibilidade financeira é vista como crucial para o sucesso da iniciativa.

Nesta fase, a proposta seguirá para a análise das comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo de caráter conclusivo. Caso receba aval, ainda deverá ser aprovada tanto na Câmara quanto no Senado para se tornar lei, representando um avanço relevante na facilitação do acesso à internet em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo