CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados aprova Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no SUS – Projeto segue para o Senado.



Na sessão desta quinta-feira (5), a Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 4440/24, de autoria da deputada Simone Marquetto (MDB-SP), que estabelece o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica no Sistema Único de Saúde (SUS). A relatora da proposta, deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA), apresentou um substitutivo que foi essencial para a aprovação do texto.

O objetivo do programa é oferecer serviços odontológicos de reconstrução e reparação dentária para mulheres que sofreram agressões e tiveram prejuízos em sua saúde bucal. Além da reconstrução, tratamentos estéticos, ortodônticos, próteses e demais serviços necessários para a total recuperação bucal das vítimas serão contemplados.

O atendimento prioritário será realizado em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS, mediante comprovação da situação de violência. O regulamento do programa também poderá estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa, quando necessário.

A deputada Simone Marquetto ressaltou a importância da reparação dentária para as vítimas de violência, não apenas pela questão estética, mas principalmente pela influência da saúde bucal no bem-estar geral e na autoestima. Já a relatora Renilce Nicodemos comparou o programa a iniciativas existentes em outras regiões do país, destacando a expansão dessa política de proteção e assistência às vítimas.

A proposta agora será encaminhada ao Senado para apreciação dos parlamentares. Com essa medida, o Estado reforça seu compromisso com a recuperação física e emocional das mulheres que passaram por situações de violência doméstica. A expectativa é de que o Programa de Reconstrução Dentária tenha um impacto positivo na vida dessas vítimas, ajudando-as a superar o trauma e reconstruir suas vidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo