CAMARA DOS DEPUTADOS – “Câmara dos Deputados aprova lei que isenta impostos sobre importação de materiais esportivos para atletas e equipes”



A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tem como objetivo isentar do Imposto de Importação (II) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os equipamentos e materiais utilizados em competições, treinamentos e preparação de atletas e equipes esportivas. O texto aprovado é um substitutivo feito pelo deputado Luiz Gastão, relator do projeto, para o Projeto de Lei 2754/22, de autoria do deputado Pedro Lucas Fernandes, juntamente com outros dois projetos apensados. Essa medida propõe alterações na Lei 10.451/02, que trata de normas tributárias.

De acordo com Luiz Gastão, as isenções se aplicam apenas a produtos e equipamentos que não possuem similar nacional, que são homologados por entidades esportivas internacionais e que são destinados aos atletas vinculados a federações esportivas. Com essa medida, busca-se garantir a isenção de impostos sobre esses materiais de forma permanente, proporcionando segurança jurídica para que as entidades possam melhorar a preparação dos atletas.

O deputado Pedro Lucas Fernandes, autor da versão original do projeto, ressalta a importância dessa isenção de tributos para os materiais esportivos, alegando que isso permitirá uma melhoria na preparação dos atletas. Portanto, torna-se fundamental a aprovação dessa medida para que se possa garantir um melhor desempenho dos atletas em competições esportivas.

A tramitação desse projeto ainda está em andamento e ele ainda será analisado pelas comissões de Esporte, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Essas comissões terão a responsabilidade de avaliar o projeto e emitir um parecer sobre a sua viabilidade e adequação.

É importante ressaltar que a isenção de impostos para materiais esportivos é uma medida que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do esporte no país e proporcionar condições favoráveis para que os atletas brasileiros possam competir em igualdade de condições com atletas de outros países. Dessa forma, espera-se que esse projeto seja aprovado nas comissões e se torne uma lei que beneficie o esporte nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo