CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados Aprova Inclusão de Inteligência Artificial na Formação Continuada de Educadores. Projeto visa modernizar currículo e garantir segurança na educação digital.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deu um passo significativo na modernização da formação de profissionais da educação ao aprovar o Projeto de Lei 1614/25. Essa proposta visa incluir tópicos essenciais relacionados à inteligência artificial (IA), segurança na internet e proteção de dados pessoais na formação continuada de educadores em todos os níveis e modalidades de ensino.

Esta iniciativa responde à crescente necessidade de adaptação das instituições educacionais às novas dinâmicas da tecnologia. O projeto estabelece que os conteúdos abordados devem estar em conformidade com o marco civil da internet, além de alterar a Política Nacional de Educação Digital (PNED), promovendo uma abordagem mais moderna e alinhada às exigências contemporâneas.

O deputado Zé Neto, autor do projeto, fundamentou sua proposta em uma pesquisa da Fundação Telefônica Vivo e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, que investigou a utilização de tecnologias digitais nas escolas municipais do Brasil. Os dados obtidos revelaram uma realidade preocupante: apesar de a maioria das escolas contar com acesso à internet, muitos municípios ainda não incorporaram efetivamente o ensino de tecnologia e computação em seus currículos. Além disso, a infraestrutura digital e a formação docente ainda exigem melhorias significativas.

O relator do projeto, deputado Sidney Leite, enfatizou a urgência de implementar essas mudanças, destacando que a rápida evolução das ferramentas de IA traz desafios inéditos à educação. Ele ressaltou a necessidade de atualização constante dos professores para garantir práticas seguras e éticas, que estejam em conformidade com os direitos dos estudantes.

Atualmente, o projeto está em tramitação com caráter conclusivo, o que significa que será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sem passar pelo plenário da Câmara, a menos que haja um recurso. Para se tornar lei, o texto ainda precisa ser aprovado no Senado. Essa proposta, caso aprovada, poderá transformar significativamente a abordagem educacional no Brasil, preparando melhor os educadores para os desafios do futuro digital.

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