CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados aprova gratuidade em museus para estudantes da rede pública de educação básica, visando reduzir desigualdades sociais e culturais.

Em uma recente deliberação, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que promete democratizar o acesso à cultura para estudantes de escolas públicas. A proposta, que se refere ao Projeto de Lei 3559/19, de autoria do deputado Otoni de Paula, foi revista pelo relator Rafael Brito, do MDB de Alagoas. A nova redação do projeto especifica que a gratuidade na entrada em museus e instituições culturais será exclusiva para alunos matriculados nas redes públicas de educação básica.

Originalmente, a proposta contemplava a gratuidade em museus públicos e privados para todos os alunos de instituições de ensino. Contudo, a nova versão se concentra em atender aos estudantes da rede pública, com o intuito de minimizar as desigualdades sociais que afetam o acesso a experiências culturais. Para obter o benefício, será necessário que os estudantes apresentem a carteira de identificação estudantil no momento da visita.

Rafael Brito afirmou que, além da meia-entrada já garantida por lei, é fundamental oferecer oportunidades reais aos alunos da rede pública, que frequentemente têm menos acesso a atividades culturais. “Ao direcionar o foco para esses estudantes, iremos atender a um público que, devido a limitações em suas escolas, frequentemente participa de menos excursões culturais”, ressaltou o relator.

Além de mudar a legislação existente, que atualmente permite que cada museu defina as diretrizes de gratuidade, o projeto reflete uma preocupação social mais ampla. O objetivo é garantir que jovens de diferentes regiões do país tenham a chance de vivenciar a cultura e a história que os museus oferecem, contribuindo para a formação de uma população mais informada e engajada.

Agora, o projeto seguirá sua tramitação pelas comissões de Cultura, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça, em caráter conclusivo. Caso seja aprovado, ainda necessita passar pelo crivo dos senadores para ser transformado em lei. Com essa mudança, a expectativa é de que um número significativo de estudantes possa vivenciar e se beneficiar de experiências culturais enriquecedoras em um futuro próximo.

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