CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei que isenta advogados de adiantar custas processuais em ações de cobrança de honorários.



Na tarde de hoje, 18 de fevereiro de 2025, a Câmara dos Deputados deu início à Ordem do Dia do Plenário para discutir e votar projetos em pauta. Um dos temas em análise é o Projeto de Lei 4538/21, de autoria da deputada Renata Abreu (Pode-SP), que propõe a isenção dos advogados do adiantamento do pagamento de custas processuais em ações de cobrança ou execução relacionadas a honorários advocatícios.

Os parlamentares estão avaliando o substitutivo do Senado ao texto original aprovado em 2018, que na época era numerado como PL 8954/17. Na versão inicial aprovada pelos deputados, os advogados estariam isentos do pagamento das custas processuais nessas situações específicas.

É importante ressaltar que a discussão sobre este projeto é de grande relevância para os profissionais da advocacia e para o funcionamento do sistema judiciário como um todo. A mudança proposta pode impactar diretamente na atuação dos advogados e na forma como lidam com os processos de cobrança e execução de honorários.

Mais detalhes sobre as deliberações e desdobramentos desse projeto serão divulgados em breve. Enquanto isso, é possível acompanhar a transmissão ao vivo das sessões da Câmara dos Deputados pelo link disponibilizado.

A reportagem sobre esse tema está a cargo de Eduardo Piovesan, com edição de Pierre Triboli. A equipe segue acompanhando de perto os desdobramentos dessa discussão e trará mais informações assim que estiverem disponíveis. É fundamental que a sociedade esteja informada sobre as decisões tomadas pelo Legislativo e como elas impactam a vida de cada cidadão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo