CAMARA DOS DEPUTADOS – “Câmara aprova projeto que institui o Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta, celebrado em 29 de outubro”



A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) o Projeto de Lei 3466/23, que tem como objetivo instituir o Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta, a ser comemorado no dia 29 de outubro. O projeto agora segue para ser analisado pelo Senado.

O relator do projeto, deputado Weliton Prado (Solidariedade-MG), teve um parecer favorável e o mesmo foi lido em Plenário pelo deputado Osmar Terra (MDB-RS). Prado ressaltou a importância desses profissionais em todo o processo que envolve a coleta e doação de sangue, assim como os hemoderivados. Segundo o parlamentar, eles são fundamentais em toda a cadeia.

O autor da proposta, deputado Celso Russomanno (Republicanos-SP), destacou que os hematologistas e hemoterapeutas são responsáveis por avanços significativos na cura de doenças que, há alguns anos, tinham altas taxas de mortalidade. Ele ainda mencionou que, em 29 de outubro de 2008, ocorreu a fusão da Sociedade Brasileira de Hematologia e do Colégio Brasileiro de Hematologia, formando a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

A proposta recebeu apoio e elogios dos deputados presentes na sessão. Eles reconheceram a importância desses profissionais para a saúde e bem-estar da população, principalmente no que diz respeito às doenças do sangue. Com a criação do Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta, será uma oportunidade de valorizar ainda mais o trabalho desses especialistas e conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.

Vale ressaltar que o projeto terá que passar por votação no Senado antes de ser efetivamente aprovado e promulgado como lei. A expectativa é que os senadores também reconheçam a relevância desse projeto e o aprovem, para que seja possível celebrar anualmente o Dia Nacional do Hematologista e Hemoterapeuta em 29 de outubro.

Portanto, a aprovação desse projeto pela Câmara dos Deputados é um passo significativo para valorizar a atuação dos hematologistas e hemoterapeutas, profissionais essenciais no tratamento de doenças do sangue e na promoção da saúde. A criação dessa data comemorativa será um reconhecimento do trabalho desses especialistas e uma oportunidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue. Resta aguardar a análise do Senado para que o projeto seja efetivamente concretizado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo