CAMARA DOS DEPUTADOS – Câmara Analisa Projeto de Lei que Garante Assentos Adaptados para Pessoas com Obesidade Mórbida em Transportes Públicos

Projeto de Lei Visando Inclusão de Pessoas com Obesidade Mórbida Avança na Câmara dos Deputados

Em um esforço para promover a inclusão e melhorar as condições de transporte para pessoas com obesidade grau 3, a deputada Socorro Neri, do PP do Acre, apresentou o Projeto de Lei 685/25. Esta proposta, atualmente sob análise na Câmara dos Deputados, busca alterar a Lei do Atendimento Prioritário, estabelecendo a obrigatoriedade da reserva de, no mínimo, dois assentos adaptados nas configurações de ônibus e aviões.

A obesidade mórbida, que é caracterizada por um Índice de Massa Corporal (IMC) maior ou igual a 40 kg/m², representa um importante desafio de saúde pública. Dados do Ministério da Saúde indicam que em 2022, cerca de 863 mil brasileiros conviviam com essa condição, que está frequentemente associada a riscos elevados de mortalidade e diversas doenças.

A iniciativa da deputada Neri surge em um contexto em que muitas pessoas que enfrentam essa condição lutam contra o constrangimento e o desconforto ao utilizar os serviços de transporte. “Pessoas com obesidade grau 3 enfrentam desafios imensos ao utilizar meios de transporte, especialmente em viagens longas. Os assentos tradicionais de ônibus e aeronaves frequentemente não acomodam adequadamente esses indivíduos, causando não apenas desconforto físico, mas também um sofrimento psicológico substancial”, afirmou Neri. Ela defende que assegurar um espaço apropriado é um passo crucial rumo à inclusão social dessas pessoas.

Atualmente, a legislação já prevê a reserva de assentos para grupos como pessoas com deficiência, idosas, gestantes, entre outros, mas a inclusão dos cidadãos com obesidade mórbida ainda se mostra uma lacuna significativa. Se aprovado, o Projeto de Lei 685/25 poderá marcar uma nova era para a acessibilidade no transporte público e comercial.

O próximo passo para a proposta será a análise em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para que a proposta se torne lei, ainda será necessário o aval da Câmara dos Deputados e do Senado. A iniciativa, portanto, não é apenas um reflexo de uma necessidade social, mas também uma oportunidade de promover mudanças significativas na vida de milhares de brasileiros.

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