CAMARA DOS DEPUTADOS – Brasil em situação precária nos rankings internacionais de alfabetização, revelam levantamentos de 2021



Na tarde desta terça-feira (09/07/2024), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados surpreendeu ao cancelar um debate importante sobre os desafios da alfabetização no Brasil. O pedido para a realização do debate partiu do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que expressou sua preocupação com a situação alarmante do país em relação à alfabetização.

Ferreira ressaltou que o problema da alfabetização no Brasil é grave, pois há uma parcela significativa da população que ainda não possui habilidades básicas de leitura e escrita. Segundo o deputado, essa deficiência compromete diretamente o desenvolvimento do país como um todo.

Um dos dados alarmantes apresentados por Ferreira é o resultado do levantamento internacional Pirls, que avaliou a alfabetização em 65 países e regiões. De acordo com o estudo, em 2021 o Brasil ficou atrás de nações como Azerbaijão e Uzbequistão, sendo superado até mesmo por países com menos recursos. Os melhores desempenhos foram registrados em Singapura, Irlanda e Hong Kong.

Ferreira também citou o desempenho do Brasil no Pisa 2022, destacando que o país obteve uma pontuação média de 379 pontos em matemática, abaixo da média de países como Chile, Uruguai e Peru. O deputado ressaltou que a pandemia de Covid-19 e o consequente fechamento das escolas tiveram impacto nos resultados de alfabetização e educação do país.

A preocupação de Nikolas Ferreira com a situação da alfabetização no Brasil é pertinente e deve ser levada em consideração pelas autoridades responsáveis pela educação no país. O debate cancelado na Câmara dos Deputados evidencia a urgência de medidas eficazes para melhorar a qualidade da educação e garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma alfabetização adequada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo