De acordo com dados do último Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep, a evasão de alunos nos cursos de licenciatura atingiu 58% em 2022, representando a maior taxa da década. Essa realidade preocupa a deputada e especialistas, já que o abandono dos estudos por parte dos futuros professores pode resultar em um cenário de escassez de profissionais qualificados para atuar na educação básica.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp em 2022 previu um déficit de 235 mil professores na educação básica até 2040, o que evidencia a gravidade do problema. Professora Luciene Cavalcante destaca que fatores como baixos salários, a falta de valorização da carreira docente e a ausência de políticas de estímulo à formação acadêmica são alguns dos motivos que têm contribuído para a desistência dos estudantes nos cursos de licenciatura.
Diante desse cenário preocupante, a audiência pública se tornou um espaço importante para discutir estratégias e políticas que possam reverter a tendência de evasão nos cursos de formação de professores. A carência de profissionais qualificados para atuar na educação básica é um desafio que o país enfrenta e requer medidas urgentes para garantir a qualidade do ensino oferecido às crianças e adolescentes.