De acordo com o projeto, os alunos com dislexia ou TDAH terão direito a atendimento integral e individualizado, aulas complementares ou de reforço em um ambiente favorável ao aprendizado e flexibilização na forma de apresentação de trabalhos individuais. A intenção é garantir que esses alunos recebam o suporte necessário para seu desenvolvimento acadêmico.
A deputada Rosângela Moro ressaltou a importância dessa discussão e destacou dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), que revela que cerca de 4% das crianças do mundo têm o transtorno de TDAH e que 70% delas também possuem outras doenças associadas, como ansiedade e depressão. Ela ressaltou que em alguns países, como os Estados Unidos, já existe uma legislação que ampara os portadores de TDAH a receberem tratamento diferenciado nas escolas.
A audiência contará com a presença de diversos convidados, que deverão contribuir com informações e experiências para o tema em discussão. O evento está marcado para as 16 horas no plenário 13. A expectativa é que as discussões resultem em propostas e ações que possam beneficiar os alunos com dislexia ou TDAH no contexto universitário.
Esse tema é de extrema importância, tendo em vista a necessidade de inclusão e igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas condições. A discussão sobre o acompanhamento integral dos alunos com dislexia ou TDAH no âmbito universitário é um passo fundamental para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. A expectativa é que a audiência pública seja um espaço propício para o diálogo entre especialistas, representantes da sociedade civil e autoridades, visando encontrar soluções efetivas e garantir o pleno desenvolvimento desses estudantes.