De acordo com Zé Vitor, o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseadas na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022.
“A Federação Nacional das Apaes, ou Apae Brasil, é a maior rede de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou deficiência múltipla”, destacou o deputado, enfatizando que a associação surgiu da necessidade de prestar assistência a essas pessoas e garantir seus direitos.
As Apaes desempenham um papel fundamental no atendimento e inclusão social de pessoas com deficiência, oferecendo serviços como reabilitação, fisioterapia, terapia ocupacional e estimulação infantil precoce. Um exemplo disso é o Centro Especializado em Reabilitação da Apae no Espírito Santo, que têm contribuído significativamente para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas atendidas. No entanto, a infraestrutura e os recursos necessários para a manutenção desses serviços ainda é uma preocupação para muitas dessas associações.
Diante desse panorama, a audiência pública busca trazer à tona a importância do suporte e investimento nas Apaes, visando garantir um atendimento de qualidade e a promoção da inclusão social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todo o país.
Com a realização deste debate na Câmara dos Deputados, espera-se que os desafios enfrentados pelas Apaes sejam amplamente discutidos e que novas políticas e medidas de apoio possam ser propostas em benefício da comunidade de pessoas com deficiência no Brasil. A audiência pública representará um importante passo na busca por soluções e melhorias no atendimento e suporte a essa parcela da população.
Por Maria Barbosa, redação.