CAMARA DOS DEPUTADOS – “Audiência pública celebra contribuições de Santos Dumont para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”

No dia 18 de outubro de 2023, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para comemorar os 150 anos de nascimento de Santos Dumont e destacar suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil. O inventor brasileiro, nascido em 20 de julho de 1873 na Fazenda Cabangu, em João Gomes (MG), foi responsável por importantes avanços na tecnologia aeroespacial.

Durante a audiência, Jean Robert Batana Ferreira, coordenador-geral de Tecnologias Estratégicas da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ressaltou que Santos Dumont desenvolveu motores aeroespaciais que foram fundamentais para o controle e estabilidade das aeronaves. Além disso, o inventor propôs alguns princípios aeronáuticos que influenciaram a aviação moderna.

Outro aspecto histórico importante mencionado durante a audiência foi a invenção do relógio de pulso por Santos Dumont. Para cronometrar seus voos, o inventor utilizava um relógio de bolso, o que dificultava a medição precisa de seu percurso. Após conversar com seu amigo Louis Cartier, Santos Dumont propôs a fabricação de um relógio de pulso, que foi desenvolvido por Cartier e se tornou um grande sucesso mundial.

A audiência também contou com a participação do brigadeiro engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da Aeronáutica. Ele destacou que as pesquisas de Santos Dumont impulsionaram o avanço na pesquisa aeroespacial no Brasil, inclusive o desenvolvimento do projeto do veículo lançador de microssatélites em parceria com a Alemanha.

Durante a audiência, também foi mencionado o Museu Santos Dumont, localizado em Petrópolis (RJ). O coordenador do museu, Claudio Gomide, pediu que Santos Dumont seja mais reconhecido no país e ressaltou a importância da educação museal para divulgar a história e legado do inventor.

Outro especialista convidado para a audiência, Henrique Lins de Barros, destacou que Santos Dumont foi o inaugurador do século 20, o século do voo. Suas pesquisas na área de medição da pressão atmosférica impulsionaram avanços na meteorologia e em outras disciplinas científicas.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR), autora do requerimento para a audiência, destacou que as contribuições de Santos Dumont não se limitaram à aviação, mas também impactaram áreas como o turismo. Ela citou o exemplo das Cataratas do Iguaçu, que se tornaram um patrimônio de todos os brasileiros graças à interlocução de Santos Dumont com o governador Afonso Camata.

Durante a audiência, também foram divulgadas exposições em homenagem a Santos Dumont, como a mostra “Santos Dumont: entre Máquinas e Sonhos”, em cartaz no Museu Catavento Cultural, em São Paulo.

Em resumo, a audiência pública realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados destacou as principais contribuições de Santos Dumont para a tecnologia aeroespacial e para o desenvolvimento do Brasil. O inventor brasileiro foi lembrado como um pioneiro e visionário, cujo legado ainda influencia e inspira pesquisadores e entusiastas da aviação em todo o mundo.

Sair da versão mobile