Em sua fala após a eleição, Altineu Côrtes enfatizou a importância do equilíbrio e da lealdade no exercício do cargo. Ele ressaltou que pretende trabalhar em prol da Câmara dos Deputados, mantendo sua fidelidade aos companheiros de parlamento. Côrtes também ressaltou sua trajetória política, que inclui três mandatos como deputado estadual no Rio de Janeiro e uma passagem como secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade.
Como líder do PL desde fevereiro de 2022, partido que conta com 93 deputados na Câmara, Altineu Côrtes já presidiu a Comissão de Viação e Transportes, além de ter sido relator de quatro propostas que se tornaram leis. Entre essas propostas, está a Medida Provisória 1093/21, que resultou na Lei 14.360/22, relacionada à divulgação do resultado financeiro do Regime Geral de Previdência Social.
Outra iniciativa relatada por Côrtes e que se tornou Lei foi a 14.811/24, que torna hediondos crimes contra crianças e adolescentes, como sequestro e tráfico de pessoas. Além disso, ele também atuou na aprovação da Lei 14.291/22, que reintroduz a veiculação de propaganda partidária no rádio e na TV.
Com vasta experiência política e legislativa, Altineu Côrtes assume mais um desafio em sua carreira, agora como 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, prometendo uma atuação pautada pelo equilíbrio e pela lealdade aos princípios democráticos.
