Durante uma reunião da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, Tufi discutiu as estimativas de custo para a obra, que visa conectar o Piauí ao Porto de Pecém (CE). Ele informou que os recursos restantes deverão vir de operações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
O presidente da TLSA ressaltou a importância de liberar esses recursos o quanto antes, devido ao custo da correção do dinheiro parado, que chega a mais de R$ 8 milhões por mês. Ele também destacou que a ferrovia tem um dos menores custos por quilômetro do mundo.
Além da liberação de recursos, a CSN também planeja pleitear a carência de cinco anos para o pagamento de suas dívidas junto aos fundos de investimento. O objetivo é concentrar os próximos investimentos nas obras e não na amortização das dívidas.
Apesar de a CSN ser responsável por 81% do financiamento da Transnordestina, Daher pontuou que a construção de uma ferrovia desse porte deveria ser realizada pelo Estado e depois concedida à iniciativa privada.
Durante a reunião, deputados da bancada de Pernambuco criticaram a retirada do trecho que ligaria a cidade de Salgueiro até o Porto de Suape da concessão assumida pela CSN. Eles avaliaram essa decisão como uma falha de integração regional.
Por outro lado, o deputado Pedro Campos (PSB-PE) ressaltou a sinalização favorável do presidente Lula para a inclusão de Suape. Ele acredita que os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí têm capacidade de discutir essas questões e encontrar um acordo.
Segundo o representante do Ministério dos Transportes, as etapas que precedem a concessão do trecho de Pecém devem ser iniciadas em 2024, com licenciamentos e desapropriações. Em seguida, será avaliado o interesse do setor privado em investir na obra.
O governo reiterou seu compromisso com a visão da “Transnordestina completa” e ressaltou a necessidade de fazer o trecho pernambucano em conjunto com o governo do estado, fortalecendo o pacto federativo.
Portanto, a CSN faz um apelo pela liberação de recursos públicos para finalizar a ferrovia Transnordestina e espera contar com a parceria do governo nessa empreitada que beneficiará a região Nordeste do Brasil.