CAMARA DOS DEPUTADOS – 6° Simpósio Nacional do Rádio destaca importância da pluralidade de vozes para a história do Brasil

O Secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), destacou a importância do rádio como meio de difundir a história do Brasil e dar voz à pluralidade de opiniões no país. Em um evento realizado nesta segunda-feira (27), Tatto ressaltou a valorização da comunicação imparcial, transparente e interativa que ocorre diariamente na Rádio Câmara.

O 6° Simpósio Nacional do Rádio, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, teve sua abertura com a participação de Jilmar Tatto. Neste ano, a Câmara dos Deputados sediou as discussões em comemoração aos 25 anos da Rádio Câmara.

O evento, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e com o apoio da Rádio França Internacional e do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor), promove debates, cursos e apresentação de trabalhos acadêmicos ao longo de três dias.

Durante o simpósio, Ana Raquel Macedo, diretora da Rádio Câmara, destacou a importância da troca de informações entre profissionais da comunicação pública. Já Mariana Barros Barreiras, diretora do Cefor, ressaltou o esforço da Rádio Câmara em tornar os debates e votações do Parlamento acessíveis à população.

A diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, Dione Moura, enfatizou o comprometimento da universidade com a comunicação pública, a diversidade e o combate à desinformação. O diretor executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara, Cléber Queiroz Machado, ressaltou a importância do Simpósio Nacional do Rádio para fortalecer a interação entre os operadores da comunicação pública.

Além disso, o evento abordou temas como a inteligência artificial no rádio e o fenômeno do podcasting, buscando promover a diversidade de vozes e garantir a qualidade da informação. A pluralidade e interatividade foram aspectos destacados ao longo do simpósio, que reuniu profissionais e estudiosos da área para discutir o papel do rádio na sociedade contemporânea.

Dessa forma, o Simpósio Nacional do Rádio se mostrou como um espaço essencial para a reflexão e aprimoramento da comunicação pública no Brasil, destacando a relevância do rádio como meio de informação e entretenimento para a sociedade.

Sair da versão mobile