A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ressaltou a importância da participação dos parlamentos nas decisões tomadas pelo G20, enfatizando a necessidade de apresentar propostas relacionadas ao meio ambiente e economia. Segundo a deputada, as mulheres têm um papel fundamental nessas discussões, pois as pautas em questão são vitais para suas vidas.
O encontro está marcado para ocorrer no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), uma das cidades-sede do G20. Durante o evento, serão abordados temas como avanços legislativos e políticas públicas para as mulheres no Brasil, ampliação da representatividade feminina em espaços decisórios, combate às desigualdades, promoção da autonomia econômica das mulheres, justiça climática e desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas.
Além disso, a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares contará com a presença de delegações confirmadas de diversos países, incluindo os membros do G20 como Alemanha, China, Estados Unidos e Brasil, bem como representantes de países convidados como Espanha, Portugal, Moçambique, Bolívia e Paraguai. A realização deste evento pioneiro no G20 visa promover a troca de experiências e o fortalecimento do papel das mulheres nos debates parlamentares em âmbito internacional.
Como prévia para a Cúpula de Líderes do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro, o Brasil assumiu a presidência do grupo em 2024, destacando a importância das discussões realizadas durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares e ressaltando a relevância das mulheres na construção de um mundo mais justo e sustentável. Durante o evento, serão realizadas reuniões bilaterais e painéis de debate para abordar temas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social global.