CÂMARA DE MACEIÓ: – Câmara de Maceió Anuncia Homenagem Solene a Combatentes Alagoanos na Segunda Guerra Mundial com Presença do Exército

Na manhã de terça-feira, dia 18, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho, recebeu em seu gabinete a visita de autoridades militares do Exército Brasileiro. Estiveram presentes no encontro o comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, general Roberto Furtado, e o comandante do 59º Batalhão, tenente-coronel Márcio Robério. A reunião teve como um dos principais objetivos reforçar a relação entre as instituições e tratar de uma importante homenagem aos combatentes alagoanos e brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial, com destaque para as operações na Itália.

Em comemoração aos 80 anos dessa histórica participação militar, que teve fundamental importância para o desfecho do conflito em prol dos Aliados, uma série de eventos está sendo organizada em todo o Brasil. Maceió irá se juntar ao cenário de celebrações, com Chico Filho confirmando a realização de uma sessão solene na Câmara Municipal, programada para o mês de maio. Este mês é especialmente significativo por marcar o Dia da Vitória, celebrado no dia 8, quando se recorda a derrota da Alemanha nazista.

O vereador Thiago Prado, líder da Comissão de Políticas Públicas de Prevenção de Violência Contra Jovens, também participou do encontro e elogiou a iniciativa. Para Chico Filho, o respeito entre o Poder Legislativo Municipal e o Exército é essencial, fortalecendo a colaboração mútua para ações de interesse comum. Ele salientou a importância do reconhecimento do sacrifício e dedicação dos militares que, há oito décadas, representaram o Brasil bravamente nos campos de batalha europeus.

O general Roberto Furtado compartilhou a emoção e relevância desse tributo, salientando a contribuição alagoana para a Força Expedicionária Brasileira, composta por cerca de 25 mil militares que lutaram pelo fim da guerra. Ele destacou que a sessão solene planeja reverenciar especificamente os combatentes de Alagoas, muitos dos quais ainda estão vivos e terão suas histórias resgatadas e honradas durante a cerimônia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo