Calourada da Ufal 2024.2 promove integração entre veteranos e calouros com programação diversificada nos quatro campi da universidade.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está começando o semestre letivo de 2024.2 com a tradicional Calourada, que marca a chegada dos novos estudantes e promove a integração com os veteranos. O evento está programado para acontecer de 20 a 27 deste mês, nos quatro campi da instituição: A.C. Simões, em Maceió, Ceca em Rio Largo, Arapiraca e Penedo, além do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

Organizado pelas pró-reitorias de Graduação (Prograd), Estudantil (Proest) e de Extensão e Cultura (Proexc), em colaboração com as coordenações dos cursos e centros acadêmicos, a Calourada deste ano tem como tema principal “O poder da informação”. Subtemas como Ética e responsabilidade na disseminação de informações e Poder e controle da informação também serão abordados ao longo do evento.

Os novos estudantes, selecionados através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.1, ocuparão as 5.423 vagas disponíveis em 109 cursos de graduação presenciais. Parte deles ingressou no primeiro semestre, em julho do ano passado, e outra parte começará o segundo semestre agora em janeiro. A pró-reitora de Graduação, Eliane Barbosa, expressou sua satisfação em dar as boas-vindas aos estudantes e destacou a importância da programação de acolhimento para os novatos.

Após a Calourada, os novos estudantes devem procurar a coordenação de seus respectivos cursos para as atividades específicas de integração em cada unidade acadêmica. A programação das aulas inaugurais é extensa e inclui palestras de profissionais renomados, como o jornalista Carlos Madeiro e o professor Jário José dos Santos Júnior.

Madeiro, formado pela Ufal, enfatizou a importância de lutar contra as fake news em suas palestras e falou sobre a emoção de ser convidado para proferir a aula inaugural. A reforma em andamento nos blocos de salas de aula do Campus Arapiraca também foi destaque, com a decisão de iniciar o semestre com aulas presenciais para cinco cursos, enquanto os demais terão aulas remotas temporariamente.

A comunidade acadêmica da Ufal pode acompanhar a cobertura da Calourada e das aulas inaugurais, que serão transmitidas ao vivo pela Rádio Ufal web. O evento promete ser um momento de acolhimento, integração e reflexão para dar início a mais um semestre de aprendizado e crescimento na instituição.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo