Calendário de Pagamentos do Bolsa Família em Novembro de 2025: Benefícios Iniciam Dia 14 e Estrutura Inclui Auxílio-Gás para Famílias Vulneráveis

Em novembro de 2025, o calendário de pagamentos do Bolsa Família iniciou no dia 14, direcionando valores para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) que terminam em 1. A frequência dos depósitos se estende até o dia 28 do mesmo mês, culminando para aqueles com NIS final 0. O programa social também oferece, neste mês, o auxílio-gás, que servirão como um alívio no orçamento das famílias em situação de vulnerabilidade.

Os pagamentos são agendados da seguinte forma:
– 14 de novembro – NIS final 1
– 17 de novembro – NIS final 2
– 18 de novembro – NIS final 3
– 19 de novembro – NIS final 4
– 21 de novembro – NIS final 5
– 24 de novembro – NIS final 6
– 25 de novembro – NIS final 7
– 26 de novembro – NIS final 8
– 27 de novembro – NIS final 9
– 28 de novembro – NIS final 0

O auxílio-gás, uma iniciativa do governo federal, visa suavizar o impacto sobre o orçamento das famílias devido ao preço elevado do gás de cozinha. O valor do benefício é definido com base na média nacional do botijão de 13 kg, considerando os preços dos últimos seis meses, e os pagamentos são realizados em meses pares.

Para serem elegíveis ao Bolsa Família, as famílias devem ter uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa. A elegibilidade é verificada ao somar a renda total da família e dividi-la pelo número de integrantes. Famílias com, por exemplo, um membro recebendo um salário mínimo e composta por sete pessoas, podem ser aptas ao programa, caso a renda per capita fique abaixo do limite estabelecido.

Além do critério de renda, é necessário que os beneficiários mantenham crianças e adolescentes na escola, realizem acompanhamento pré-natal (caso haja gestantes) e mantenham as vacinas em dia. Para se inscrever, os interessados devem registrar-se no Cadastro Único (CadÚnico) nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) das prefeituras.

Vale ressaltar que a inscrição no CadÚnico não garante automaticamente a inclusão no Bolsa Família, mas é um pré-requisito fundamental para análise da condição social da família. Os beneficiários do programa também podem movimentar seus valores através do aplicativo Caixa Tem, permitindo saques em terminais, casas lotéricas e estabelecimentos comerciais com a utilização do cartão virtual como débito, o que facilita o acesso aos recursos sem a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal.

Sair da versão mobile