Calendário astronômico de 2025 trará superluas, eclipses, conjunções e chuvas de meteoros visíveis no Brasil a olho nu.

O ano de 2025 promete ser repleto de eventos astronômicos que poderão ser observados diretamente do Brasil, sem a necessidade de qualquer equipamento. Serão superluas, eclipses lunares, conjunção de astros e chuvas de meteoros, entre outros espetáculos celestes.

O Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou o Calendário de Efemérides Astronômicas 2025 para orientar os interessados em observar os fenômenos celestes ao longo do ano. Além do calendário, a publicação traz mapas celestes, tabela de fases da Lua e informações sobre projetos e pesquisas em astronomia.

De acordo com o astrônomo Daniel Mello, coordenador do projeto, os eventos começam já no dia 15 de janeiro, com a aproximação da Terra e do planeta Marte. Durante toda a semana entre os dias 12 e 18 de janeiro, Marte estará visível no céu noturno, alcançando o ápice no dia 15. Mello destaca a importância do uso de cartas celestes e aplicativos de astronomia para identificar o Planeta Vermelho.

O primeiro semestre reserva ainda outros espetáculos, como um eclipse lunar total em março e uma conjunção entre Lua, Vênus, Saturno e Mercúrio em abril. A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, destaca que o eclipse lunar será visível no Brasil em todas as suas fases.

No segundo semestre, destaca-se a conjunção entre Vênus e Júpiter, além de uma chuva de meteoros em dezembro. Dicas dos astrônomos incluem procurar céus escuros, livres de poluição luminosa, e observar as condições climáticas para garantir uma boa visualização dos fenômenos. Em caso de condições desfavoráveis, as transmissões online serão uma alternativa para acompanhar os eventos astronômicos.

Portanto, os amantes da astronomia terão um ano repleto de eventos para observar, seja diretamente ou através das transmissões online, e poderão desfrutar da beleza e grandiosidade do universo no conforto de suas casas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo