Butantan encerra estudo da vacina Butanvac contra covid por baixo resultado em fase de testes com voluntários.

O Instituto Butantan anunciou nesta sexta-feira (23) o encerramento do desenvolvimento da vacina Butanvac contra a covid-19. Os estudos estavam na Fase II e contavam com a participação de 400 voluntários, porém os resultados obtidos não alcançaram o desempenho esperado, ficando aquém de outras vacinas disponíveis no país.

De acordo com a nota oficial divulgada pelo instituto, a Butanvac apresentou uma quantidade de anticorpos contra a doença que foi apenas duplicada após 28 dias da aplicação, quando a meta esperada era uma produção quatro vezes maior. Esse resultado coloca a vacina abaixo do padrão das outras vacinas já em uso no Brasil.

O diretor do Instituto Butantan, o epidemiologista Esper Kallás, afirmou que o ensaio clínico foi conduzido de forma rigorosa e respeitando os padrões científicos, e que a interrupção do desenvolvimento da vacina se deu devido ao resultado insatisfatório. Ele tranquilizou a população, reforçando a credibilidade das vacinas produzidas pelo instituto quando os estudos demonstram sua eficácia.

A Butanvac, conhecida internacionalmente como NDV-HXP-S, estava sendo desenvolvida em colaboração com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. O instituto utilizou tecnologias já dominadas para produção de vacinas contra outros vírus, como o da gripe, que utilizam ovos de galinha na produção de antígenos.

Com o encerramento do estudo da Butanvac, o Instituto Butantan seguirá focando em outras rotas mais promissoras para o desenvolvimento de novas vacinas contra a covid-19. A pesquisa e desenvolvimento de imunizantes continuam sendo prioridades para combater a pandemia e proteger a população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo