Meligeni, que surpreendeu no último US Open ao alcançar a segunda rodada, derrotou o americano Michael Mmoh, cabeça de chave número 5 da fase de qualifying, por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, em pouco mais de uma hora. Atualmente 129º no ranking, o brasileiro vai enfrentar na segunda rodada o holandês Jesper de Jong, 153º do mundo.
A estreia de Meligeni estava agendada para segunda, mas a chuva acabou atrapalhando a programação do primeiro dia do quali. O Brasil também é representado por Laura Pigossi nesta fase. A brasileira deve estrear na madrugada de quarta-feira, pelo horário de Brasília. Os tenistas precisam vencer três jogos para conquistar a vaga na chave principal do Aberto da Austrália.
Além disso, o Brasil também se destacou nas duplas. Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos venceram na estreia na chave do Torneio de Adelaide, também na Austrália. Eles superaram o russo Alexander Shevchenko e o espanhol Bernabe Zapata por 6/2 e 6/3. Nas oitavas de Adelaide, Matos e Barrientos terão um desafio mais complicado pela frente, enfrentando os experientes franceses Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin, ambos campeões de Grand Slam.
Marcelo Melo e seu parceiro, o holandês Matwe Middelkoop, também avançaram na chave de duplas de Adelaide, derrotando Blake Ellis e Calum Puttergill por 7/5 e 6/4. Nas oitavas, eles vão duelar com Hugo Nys e Jan Zielinski, a parceria cabeça de chave número cinco do torneio.
No entanto, Thiago Wild não teve a mesma sorte, sendo eliminado nas duplas ao lado do peruano Juan Pablo Varillas, bem como na chave de simples, onde foi derrotado pelo local Alex Bolt por 6/3 e 6/2. Wild havia sido eliminado na última rodada do qualifying, mas entrou na chave principal como “lucky loser”, graças a uma desistência. Agora, o brasileiro se prepara para jogar o Aberto da Austrália, sendo o único tenista do país garantido diretamente na chave principal masculina.
Ainda nesta terça, Marcelo Demoliner levou uma dura virada em sua estreia em Auckland, na Nova Zelândia, ao lado do holandês Bart Stevens, caindo diante dos argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni por 6/7 (9/11), 6/4 e 10/6.
Por fim, no feminino, Beatriz Haddad Maia teve uma vitória na estreia na chave de duplas de Adelaide, ao lado da americana Taylor Townsend, superando a russa Alexandra Panova e a americana Alycia Parks por 7/6 (7/4) e 6/1. Nas quartas de final, elas vão encarar a japonesa Shuko Aoyama e a sérvia Aleksandra Krunic.
Apesar da vitória nas duplas, Bia havia sido eliminada logo na estreia da chave de simples, sendo derrotada pela experiente russa Anastasia Pavlyuchenkova por 2 sets a 0. A jornada na Oceania segue cheia de emoções para os tenistas brasileiros, que seguem em busca de mais vitórias e sucesso nas competições internacionais.