Para lidar com essa situação, a Anatel já bloqueou mais de 184,9 bilhões de ligações abusivas entre junho de 2022 e dezembro de 2024. O que define uma chamada como “telemarketing abusivo” são empresas que utilizam robôs para fazer um grande volume de chamadas – no mínimo 100 mil por dia. Além disso, o tempo médio de duração dessas ligações é de apenas seis segundos, incomodando e perturbando os usuários de maneira constante.
O Truecaller, um aplicativo de identificação de chamadas, revelou que o brasileiro recebe em média 32,9 ligações indesejadas por mês, totalizando incríveis 10 bilhões de chamadas mensais. Esses números evidenciam a necessidade urgente de medidas mais efetivas para combater esse tipo de prática invasiva e desrespeitosa.
Diante desse cenário, os órgãos competentes e as empresas do setor de telecomunicações precisam trabalhar juntos para encontrar soluções que possam proteger os consumidores e garantir uma experiência mais tranquila e segura no uso dos serviços de telefonia. A conscientização da população também é fundamental, para que saibam como agir diante dessas ligações e denunciem casos de abuso. A luta contra o telemarketing abusivo é constante e requer esforços conjuntos de todos os envolvidos.