Os 88 brasileiros, dos 158 passageiros de várias nacionalidades, foram liberados das algemas pelos americanos, por ordem do presidente Lula, e terminarão a viagem em um avião da FAB até Belo Horizonte. É importante ressaltar que quatro estrangeiros já teriam sido desembarcados do grupo em solo brasileiro.
Os deportados deste primeiro voo não foram presos durante a gestão de Trump, mas sim na administração de Joe Biden, sendo enviados de volta ao Brasil devido às políticas mais rígidas em relação à imigração ilegal. Os voos com brasileiros deportados dos Estados Unidos já acontecem desde 2017, durante o governo Temer, e chegam ao Brasil uma ou duas vezes por mês, sempre às sextas-feiras.
O Governo do Brasil, ao ser informado pela Polícia Federal de que os brasileiros deportados estavam viajando algemados, classificou a ação como um “flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos”. Entretanto, os deportados foram liberados ao chegarem em Manaus e tiveram acesso a alimentação e banheiros.
Cabe destacar que, se o segundo voo até Minas Gerais ficasse a cargo dos norte-americanos, os deportados seguiriam algemados. No entanto, o presidente Lula ordenou que um avião da FAB fosse utilizado, garantindo a libertação dos brasileiros.
Os voos de deportados dos EUA ao Brasil têm se tornando cada vez mais frequentes, principalmente diante das mudanças políticas ocorridas nos Estados Unidos. Imagens da chegada dos deportados em Manaus podem ser conferidas no vídeo acima.