Brasileirão é a segunda liga que mais lucrou com transferências na última década, aponta estudo do CIES



O Brasileirão é uma das ligas mais competitivas e rentáveis do futebol mundial, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES). Nos últimos dez anos, a liga brasileira foi a segunda que mais lucrou com transferências, movimentando incríveis 1,49 bilhão de euros (R$ 9 bilhões). Esse valor coloca o Campeonato Brasileiro atrás apenas do Campeonato Português, que obteve um montante de 2,3 bilhões de euros (R$ 17,8 bilhões).

A Liga Portuguesa lidera esse ranking devido à sua tradição em investir em jogadores sul-americanos e revendê-los posteriormente por valores mais altos. Um exemplo disponente é a transferência de Darwin Núñez, que foi comprado pelo Benfica em 2020 por 34 milhões de euros e vendido ao Liverpool em 2022 por 85 milhões de euros. Outro caso é o de Luiz Díaz, que foi contratado pelo Porto em 2019 por 7,2 milhões de euros e vendido ao Liverpool em 2022 por 52 milhões de euros.

A competitividade e atratividade do Brasileirão têm sido fundamentais para o seu sucesso financeiro. Com clubes tradicionais, torcidas apaixonadas e um nível técnico elevado, a liga brasileira tem se destacado no cenário internacional. Além disso, a crescente valorização do futebol brasileiro tem atraído investidores e proporcionado oportunidades de negócios lucrativos para os clubes do país.

Diante desse panorama, o Campeonato Brasileiro se consolida como um dos principais torneios do mundo, não só em termos esportivos, mas também financeiros. A capacidade de formar e valorizar talentos, aliada à paixão dos brasileiros pelo futebol, tem contribuído para o sucesso e a relevância da liga nacional no mercado global.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo