Brasileira desaparecida em Portugal é encontrada após 40 dias, desorientada e desidratada, e família pede ajuda para trazê-la de volta.



A jovem brasileira Thayla Hendyo da Motta, de 26 anos, que estava desaparecida desde meados de dezembro do ano passado, foi encontrada no último final de semana em Lisboa, Portugal. Thayla, que morava em Guará, no Distrito Federal, se mudou para a Europa em outubro para estudar em uma universidade na cidade de Aveiro, localizada a 250 quilômetros de Lisboa.

Segundo informações publicadas na internet, Thayla tinha o sonho de se tornar professora de Literatura e Francês e decidiu ir para Portugal com o objetivo de aprofundar seus estudos e adquirir experiência. Ela havia sido aprovada para o curso de Línguas, Literatura e Cultura na Universidade de Aveiro, porém, devido a problemas financeiros, acabou deixando de responder aos familiares, abandonando o alojamento e interrompendo as aulas.

Após ficar desaparecida por cerca de 40 dias, Thayla foi localizada pela polícia portuguesa na estação de trem Sete Rios, em Lisboa, com a ajuda de outra brasileira que teve conhecimento do caso. A jovem foi encontrada desorientada, desidratada e com fome, sendo levada para o hospital de Santa Maria, onde segue em observação.

O Ministério das Relações Exteriores informou que está prestando apoio consular à Thayla e aos familiares, porém, não pode fornecer mais informações sobre o caso devido à privacidade da situação. A família da jovem iniciou uma vaquinha online para arrecadar fundos e trazer Thayla de volta ao Brasil, solicitando R$ 15 mil para a compra das passagens aéreas.

Thayla, que tinha o desejo de fazer o curso de Línguas, Literaturas e Culturas em Portugal, abriu um canal na internet para receber doações, com o objetivo de arrecadar 600 euros. Em seus apelos, a jovem mencionava que o curso era um sonho antigo e expressava o interesse em se tornar professora de francês e literatura.

O caso de Thayla Hendyo da Motta chama atenção para a dificuldade enfrentada por estudantes brasileiros no exterior e a importância do apoio e da solidariedade em momentos de necessidade. A situação da jovem ressalta a importância do planejamento financeiro e do suporte familiar ao se aventurar em países estrangeiros em busca de educação e crescimento pessoal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo