Brasil terá que formar 2,2 milhões de novos profissionais e requalificar 11,8 milhões até 2027 para atender demanda da indústria.

O Brasil está diante de um desafio significativo no mercado de trabalho nos próximos três anos. De acordo com uma projeção elaborada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o país precisará formar mais 2,2 milhões de novos profissionais e requalificar outros 11,8 milhões que já estão inseridos no mercado, totalizando a necessidade de 14 milhões de trabalhadores aptos a atender a demanda da indústria no período de 2025 a 2027.

Essa demanda é reflexo do crescimento da economia e do mercado de trabalho no Brasil. Segundo o estudo, algumas áreas e profissões terão uma demanda maior por qualificação, como logística e transporte, construção, operação industrial, manutenção e reparação, e metalmecânica.

Os novos profissionais que deverão ser formados atenderão não apenas a criação de empregos, mas também a reposição de trabalhadores que deixarão o mercado de trabalho formal. Já os 11,8 milhões que necessitam de requalificação terão a missão de atualizar suas competências para atender às demandas da indústria e de outros setores no país.

Entre as habilidades que os trabalhadores precisarão adquirir estão as hard skills, relacionadas a habilidades técnicas como domínio de máquinas e softwares, soft skills, que abrangem competências comportamentais como pensamento crítico e inteligência emocional, além de ações de saúde e segurança no trabalho.

Diante desse cenário, é essencial que o governo, as empresas e as instituições de ensino estejam alinhados para promover a formação e requalificação desses profissionais, garantindo que estejam aptos a contribuir com o desenvolvimento econômico e social do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo