A massa de ar quente e seco, que já vinha atuando nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste nos últimos dias, ganhou força a partir deste domingo, com temperaturas máximas podendo superar em mais de 5°C a média climatológica. De acordo com o Inmet, essa situação deve persistir até, pelo menos, a próxima quinta-feira, 20.
O alerta do Inmet é para os riscos à saúde quando as temperaturas máximas se mantêm 5ºC acima da média por mais de cinco dias. É essencial que as pessoas se mantenham hidratadas e procurem locais arejados durante as horas mais quentes do dia para evitar problemas de saúde.
Esta será a terceira onda de calor no país desde o início do ano. Em janeiro, a primeira ocorreu entre os dias 17 e 23, e a segunda entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul. Durante a segunda onda, o Inmet emitiu um aviso vermelho de grande perigo, que vigiou até 12 de fevereiro, abrangendo áreas de Santa Catarina e Paraná, além de outros estados.
No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C em diversas cidades gaúchas, com Porto Alegre registrando 39,3°C. A recomendação é que a população se mantenha informada sobre as condições climáticas e tome precauções para se proteger do calor intenso.