BRASIL – Polícia Federal inicia Operação Tekohã e erradica 6 mil plantas de cannabis na Terra Indígena Apyterewa com apoio da Força Nacional e órgãos ambientais

Operação Tekohã: Combate ao Cultivo Ilegal de Cannabis na Terra Indígena Apyterewa

Na última segunda-feira (10 de agosto), a Polícia Federal lançou a Operação Tekohã, uma ação coordenada com a participação da Força Nacional, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O foco da operação foi a erradicação de plantações ilegais de maconha na Terra Indígena Apyterewa, localizada no sul do Pará.

A operação resultou na identificação de dois núcleos de cultivo clandestino. No primeiro, as forças de segurança realizaram a erradicação de aproximadamente quatro mil plantas de cannabis. Em um segundo local, outras duas mil plantas foram removidas. Além das plantações, os agentes destruíram estruturas de apoio utilizadas pelos responsáveis pela atividade criminosa, que incluíam barracos e uma prensa específica para o processamento da droga.

Essa operação se soma a uma série de esforços do governo federal no combate ao tráfico de drogas e à proteção das terras indígenas, que frequentemente se tornam alvo de atividades ilegais. O importante trabalho das entidades envolvidas busca não apenas desmantelar essas operações ilícitas, mas também preservar a integridade das comunidades indígenas e dos ecossistemas locais.

As investigações sobre a origem e a coordenação dessas plantações continuam, com a Polícia Federal empenhada em identificar os responsáveis. A presença de cultivos de cannabis em terras indígenas levanta questões complexas sobre o uso e a proteção desses territórios, bem como sobre a implementação de políticas públicas que garantam a segurança e os direitos dos povos originários.

A operação foi recebida como um progresso significativo na luta contra a criminalidade rural e na proteção da soberania nacional sobre os recursos naturais. Com o apoio de instituições como a Funai e o Ibama, o governo federal reafirma seu compromisso de garantir a segurança e a proteção dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que combate práticas ilegais que ameaçam a biodiversidade e as comunidades locais. A operação Tekohã representa, assim, um passo firme na busca por um futuro mais seguro e sustentável para a região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo