Brasil Lidera no Dinheiro Digital, Mas Precisa Rever Regulação, Diz Gustavo Franco



O Brasil tem se destacado no cenário global quando o assunto é moeda digital. O país vem sendo um exemplo na adoção de tecnologias de digitalização financeira, atraindo a atenção de outras nações que ainda enfrentam desafios nessa área. Contudo, na questão da regulação, é necessário revisitar estudos e implementações passadas para traçar um caminho mais seguro para o futuro. A visão é compartilhada por Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e sócio fundador da Rio Bravo Investimentos.

Durante sua participação no evento “Future of Tomorrow”, realizado no Rio de Janeiro, Franco elogiou o desempenho do Brasil. “O Brasil é exemplo mundial em lidar bem com o dinheiro digital, com digitalização privada, e todos esses outros temas. Todo mundo está tropeçando nesse assunto, e nós estamos indo muito bem. Melhor do que todo mundo. É muito difícil uma medalha de ouro, mas eu acho que já está perto disso nesse tema”, afirmou. Ele também destacou a importância de aprender com o passado para moldar o futuro dos sistemas monetários. “O passado do dinheiro ensina muito sobre o seu futuro”, ressaltou.

O evento também contou com a presença de Pedro Malan, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central. Malan expressou seu fascínio em relação à rápida transformação do sistema financeiro, impulsionada pela incorporação de novas tecnologias. Ele revelou preocupação com o ambiente cripto, que ele descreveu como um “outro mundo”, suscetível a atividades tanto legais quanto ilegais, além de falhas de segurança. “Eu vejo com uma enorme preocupação essa vertiginosa mudança, espero que alguém esteja entendendo”, brincou Malan.

Embora esteja atento aos desafios de segurança e às consequências das mudanças rápidas, Malan enfatizou que as soluções para essas questões cabem às novas gerações. “Eu sou um velhinho”, comentou de maneira bem-humorada. “A minha geração está passando a tocha para as novas gerações, é como se fosse uma corrida de revezamento. Agora é com vocês, jovens. Boa sorte.”

O evento foi um importante fórum de discussão sobre regulação financeira e inovação tecnológica, refletindo a necessidade de uma visão equilibrada entre avanço tecnológico e segurança no setor financeiro. As falas de Gustavo Franco e Pedro Malan ressaltam tanto o progresso do Brasil quanto os desafios que ainda precisam ser enfrentados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo