A delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 está fazendo história com uma campanha espetacular antes mesmo do término das competições. Com um desempenho brilhante, o Brasil estabeleceu novas marcas de ouros conquistados e de total de medalhas, superando barreiras e impressionando a todos.
São 151 ouros, 92 pratas e 89 bronzes, totalizando 332 medalhas conquistadas até o momento. Esses números já ultrapassam as marcas estabelecidas pela delegação brasileira em Lima 2019, quando encerrou a competição com 308 medalhas: 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes.
Mas o desempenho do Brasil vai além dos números. A superioridade da delegação é tão grande que seus 151 ouros são quase equivalentes ao total de medalhas dos Estados Unidos, que estão em segundo lugar no quadro de medalhas com 156 pódios.
Um fato impressionante é que das 332 medalhas conquistadas pelo Brasil, 325 tiveram a digital do Bolsa Atleta, o programa de patrocínio individual do Governo Federal. Esses números representam 97,89% do total de medalhas, demonstrando a importância e o impacto positivo do programa no esporte paralímpico brasileiro.
Em um dos destaques do dia, os atletas brasileiros do badminton mostraram sua força, garantindo 13 medalhas das 24 em disputa, sendo 6 ouros, 4 pratas e 3 bronzes. Dos 17 atletas que conquistaram medalhas, 16 são apoiados pelo Bolsa Atleta.
O futebol de cegos conquistou o pentacampeonato parapan-americano, vencendo a Colômbia por 1 x 0 neste sábado. Com essa vitória, o Brasil mantém sua hegemonia na modalidade em nível continental.
No futebol para paralisados cerebrais, a Seleção também garantiu o pentacampeonato parapan-americano ao vencer a Argentina por 1 x 0. E na bocha, a equipe brasileira derrotou o Canadá por 8 a 2 e conquistou a medalha de ouro, garantindo ainda vaga para os Jogos Paralímpicos de 2024, em Paris.
No atletismo, o paraibano Cícero Nobre e o catarinense Edenílson Floriani conquistaram ouros e estabeleceram novas melhores marcas do continente no lançamento de dardo. Já o paraibano Petrúcio Ferreira venceu os 100m e estabeleceu o novo recorde da competição.
A delegação brasileira nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 é composta por 324 atletas de 23 estados e do DF, em 17 modalidades. Eles estão fazendo história e colocando o Brasil no topo do esporte paralímpico continental. Vamos aguardar ansiosamente o fim das competições para celebrar ainda mais esse incrível desempenho.