O meteorologista Wanderson Luiz Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explica que a onda de calor que já está afetando grande parte do Brasil será intensificada antes da chegada de uma nova frente fria, originando o efeito pré-frontal. Esse fenômeno é caracterizado pela intensificação dos ventos de quadrante norte, que são mais quentes e secos, elevando as temperaturas.
De acordo com o Climatempo, no efeito pré-frontal, o ar frio causa um aumento de calor no ar quente, elevando ainda mais as temperaturas. Esse aumento de temperatura pode durar algumas horas a até mesmo um dia, antes da entrada do ar polar.
No sábado, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Teresina e Manaus devem registrar temperaturas acima de 30°C, com destaque para os 40°C previstos em Cuiabá. Para o domingo, as temperaturas tendem a cair no Sudeste, mas se manter elevadas no Centro-Oeste e Norte, com previsão de 39°C em Manaus e Palmas.
A nova frente fria que está a caminho do Brasil vem da Antártica, passando pela Argentina e Uruguai antes de chegar ao país. A expectativa é de que ela possa alcançar o Sudeste neste final de semana, proporcionando um alívio nas altas temperaturas. Apesar disso, nem todas as regiões podem ser afetadas por essa massa de ar polar, o que mantém a atenção dos especialistas e da população para as variações climáticas.