A nova onda de calor teve início no último domingo e está prevista para durar até a próxima sexta-feira. Os efeitos mais intensos serão sentidos na Região Sul, porém também alcançarão o oeste e sul de Mato Grosso do Sul, além de outras partes da Região Centro-Oeste. Além disso, nesta segunda-feira, 10 estados estão sob alerta para chuvas fortes, o que agrava ainda mais a situação.
Segundo o Inmet, os alertas para as altas temperaturas abrangem grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e estão vigentes até o fim da quarta-feira. O aviso laranja deixa em atenção boa parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o sudoeste e o noroeste do estado, além da Região Metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo alcança o oeste de Santa Catarina, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o noroeste gaúcho.
De acordo com as previsões do Inmet, as temperaturas máximas podem chegar entre 35°C e 40°C no estado gaúcho, podendo ultrapassar os 42°C no oeste e se aproximarem dos 40°C na Grande Porto Alegre até quarta-feira. Além disso, há alertas laranjas e amarelos para chuvas intensas em diversas regiões do país, incluindo a região Centro-Oeste, o norte, São Paulo, parte do Rio de Janeiro, Minas Gerais e o interior do Nordeste.
Diante desse cenário de calor intenso e chuvas fortes, é importante que a população esteja atenta aos alertas e tome as medidas necessárias para se proteger e evitar possíveis transtornos. A recomendação é manter-se hidratado, evitar a exposição ao sol em horários mais críticos e seguir as orientações das autoridades locais.