Na esfera aduaneira, o governo brasileiro já implementou o sistema de “remote targeting”, que possibilita a troca prévia de informações entre a Receita Federal do Brasil e a Customs and Border Protection (CBP) dos EUA sobre cargas que possam levantar suspeitas. Esta iniciativa tem se mostrado eficaz, resultando na apreensão de mais de meia tonelada de armas e equipamentos irregulares que foram enviados dos Estados Unidos para o território brasileiro entre maio de 2025 e abril de 2026. Além disso, a operação identificou mais de uma tonelada de drogas sintéticas que estavam sendo enviadas de volta aos Estados Unidos.
Durigan afirmou que o próximo passo para essa cooperação é a realização de operações conjuntas. Isso envolve ações coordenadas entre diversas autoridades brasileiras, como a Receita Federal, a Polícia Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), e suas contrapartes norte-americanas. O ministro enfatizou que, além da troca de informações, o objetivo é realizar operações efetivas no combate ao crime organizado.
Na área financeira, o foco está no combate à lavagem de dinheiro. Durigan fez menção à Operação Carbono Oculto, que foi a maior ação contra o crime organizado no Brasil até o momento. Durante essa operação, dados relevantes foram compartilhados com o Internal Revenue Service (IRS), a Receita Federal dos Estados Unidos, resultando em um mapeamento das estruturas financeiras empregadas para ocultar patrimônio e sonegar impostos. Desse estudo, destacou-se que parte dos recursos ilícitos foi rastreada até o estado de Delaware, famoso por suas normas corporativas mais flexíveis.
O ministro encerrou sua fala destacando que o objetivo final desse esforço conjunto é acelerar os processos que permitem que recursos obtidos de maneira ilícita sejam rapidamente recuperados e devolvidos ao Brasil. Ele também mencionou que a cooperação deve se expandir com a assinatura de novos acordos entre as duas nações nas áreas aduaneira e financeira, reafirmando o compromisso do Brasil com a aplicação da lei e a recuperação de ativos relacionados a atividades criminosas.





