Brasil condena ataques israelenses a civis em Gaza e retomada de foguetes pelo Hamas em nota do Itamaraty

O governo brasileiro emitiu uma declaração condenando veementemente os ataques israelenses a civis na Faixa de Gaza, bem como a retomada dos lançamentos de foguetes pelo grupo terrorista palestino Hamas contra Israel. Através de uma nota divulgada pelo Itamaraty nesta segunda-feira, o Brasil expressou sua preocupação e repúdio às ações que resultaram na morte de dezenas de civis e inúmeros feridos.

De acordo com o comunicado, as ações das forças armadas israelenses contra áreas de grande concentração da população civil de Gaza foram consideradas uma violação dos direitos humanos e do direito humanitário internacional. O governo brasileiro também destacou a falta de cumprimento das medidas provisórias da Corte Internacional de Justiça por parte de Israel, incluindo a interrupção imediata da ofensiva militar em Rafah.

Além disso, a nota enfatizou a preocupação com a retomada dos lançamentos de foguetes pelo Hamas contra Israel, ressaltando o impacto devastador que tais ações têm sobre a população civil. O Brasil manifestou solidariedade ao povo palestino, em especial às famílias das vítimas, e fez um apelo à comunidade internacional para que exerça pressão diplomática a fim de alcançar um cessar-fogo imediato, a libertação dos reféns e a prestação urgente de assistência humanitária à população de Gaza.

No domingo, Israel realizou um ataque aéreo contra um campo de refugiados nos arredores de Rafah, causando um grande incêndio e resultando em mais vítimas civis. Segundo as autoridades locais, o alvo dos ataques eram integrantes do Hamas, porém a ação acabou afetando indiscriminadamente a população que buscava refúgio no Sul de Gaza.

Diante da gravidade da situação na região, o Brasil insta as partes envolvidas a buscar uma solução pacífica e a respeitar os direitos humanos e o direito internacional. A comunidade internacional deve atuar de forma decisiva para evitar o agravamento do conflito e proteger a vida e a integridade dos civis afetados pelos confrontos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo