BRASIL – Aeroportos de Minas Gerais passam por modernização de R$ 680 milhões, aumentando capacidade e segurança para passageiros, segundo ministro Tomé Franca.

Na última quinta-feira, o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, esteve em Minas Gerais para a entrega das obras de modernização dos aeroportos de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros. Os empreendimentos, que fazem parte da 7ª Rodada de concessão, demandaram um investimento de R$ 680 milhões da concessionária Aena. O foco das melhorias está na ampliação da capacidade operacional, segurança e na experiência dos passageiros, marcando um importante avanço na infraestrutura aeroportuária do estado.

Durante o evento, Tomé Franca enfatizou o papel vital que esses terminais têm para o desenvolvimento regional. “Os aeroportos se transformaram em ativos essenciais para as cidades, fomentando o crescimento econômico e a geração de empregos. O aumento de lojas em áreas aeroportuárias é um reflexo disso, oferecendo dignidade aos trabalhadores que ali se empregam e contribuindo para o sustento de suas famílias”, disse o ministro.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, também ressaltou a importância das obras, destacando que representam a confiança de uma companhia multinacional no Brasil. Ele comentou sobre o trabalho da Anac para criar um ambiente regulatório que favoreça esses investimentos e mencionou iniciativas recentes que visam facilitar a infraestrutura nos aeroportos regionais.

As intervenções realizadas são diversas e impactantes. O presidente da Aena, Santiago Yus, mencionou a relevância do projeto, que visa a melhoria da experiência dos usuários. Yus argumentou que essas mudanças têm um efeito direto na vida dos cidadãos, desde a possibilidade de um agricultor expandir suas atividades até a aceleração do atendimento médico em áreas remotas.

Em Uberlândia, por exemplo, as obras incluíram a ampliação e requalificação do terminal de passageiros, melhorias nas salas de embarque e desembarque, e a construção de um novo estacionamento. Com a capacidade de processamento de passageiros passando para 2,1 milhões anualmente, o aeroporto, que já movimentou mais de 1 milhão de passageiros em 2025, se consolida como um elo crucial entre o interior de Minas e os principais centros econômicos do Brasil.

Em Montes Claros, as melhorias incluem a ampliação do terminal e a conclusão de uma nova pista de taxiamento, preparando o aeroporto para receber 500 mil passageiros por ano. Por fim, em Uberaba, uma cidade reconhecida pelo seu forte agronegócio, as modernizações reforçaram as áreas de embarque e desembarque, além de atualizarem os sistemas de segurança operacional.

Essas iniciativas não apenas modernizam a infraestrutura aeroportuária, mas também solidificam a conexão entre diversas regiões do Brasil, promovendo maior mobilidade e desenvolvimento regional.

Sair da versão mobile