Uma das principais atrações foi a montagem de uma pista onde as crianças presentes puderam ter uma experiência prática sobre as regras básicas de sinalização e respeito no trânsito. Além disso, uma equipe da Lei Seca esteve presente para conscientizar os condutores sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool, reforçando a importância de evitar essa prática perigosa.
Durante a programação, coordenada pela tenente Liliane Silva, foi realizada uma palestra sobre a importância da educação no trânsito, aproveitando a apresentação do Projeto Vem Ver a Banda Tocar. Além disso, um veículo acidentado foi exposto no local, servindo como exemplo dos riscos relacionados à falta de respeito ao código de trânsito.
Segundo o comandante da unidade, major Cícero Navarro, a atividade foi de extrema importância para criar uma cultura de consciência em todos os condutores e pedestres. Navarro destacou a importância da educação no trânsito para salvar vidas, ressaltando que a conscientização passa por oficinas práticas que envolvem a participação tanto de adultos quanto de crianças, que serão os condutores do futuro.
O Dia Mundial em memória das vítimas de trânsito foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, em resposta ao alarmante número de mortes e inválidos permanentes em acidentes de trânsito em todo o mundo. No Brasil, mais de 33 mil pessoas morrem anualmente em acidentes nas estradas, e mais de 240 mil ficam com invalidez permanente, com os jovens sendo a maioria das vítimas.
Diante desses números preocupantes, iniciativas como a realizada pelo BPTran ganham ainda mais relevância na busca por uma conscientização coletiva sobre a importância da segurança e do respeito no trânsito. A educação e a prevenção são essenciais para a redução desses números alarmantes e para a construção de um trânsito mais seguro para todos.
