Botafogo vence Atlético-MG e conquista a Libertadores 2024 no Monumental de Núñez, encerrando tabu de campeões brasileiros.

O Botafogo escreveu mais um capítulo memorável em sua história ao conquistar a tão sonhada Copa Libertadores da América. O título inédito veio neste sábado (30/11), em uma partida emocionante contra o Atlético-MG, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, onde o Glorioso venceu por 3 x 1.

Além da grandiosidade de conquistar a América, o título do Botafogo também encerrou um tabu na competição. Anteriormente, em todas as finais de Libertadores entre brasileiros, o time que detinha a melhor campanha saiu campeão. Em 2024, o Galo foi o detentor da segunda melhor campanha da fase de grupos, ficando atrás apenas do River Plate. O clube mineiro liderou o grupo G, enquanto o Botafogo passou na vice-liderança do grupo D, com 10 pontos conquistados.

Relembrando outras finais memoráveis da Libertadores entre brasileiros, em 2005 o São Paulo derrotou o Athletico-PR por 5 x 1 no placar agregado. Já em 2006, o Internacional venceu o São Paulo por 2 x 1 na final. Em 2020, o Palmeiras superou o Santos no último lance da partida para conquistar o título. No ano seguinte, foi a vez do Palmeiras, liderado por Deyverson, vencer o Flamengo na final de Montevidéu.

Já em 2022, o Flamengo se redimiu da derrota na Libertadores anterior ao vencer o Athletico-PR, com um gol de Gabigol, e se consagrar como tricampeão do continente. O Rubro-Negro carioca foi soberano na fase de grupos, liderando o grupo H com 16 pontos. Enquanto isso, o Furacão terminou em segundo lugar no grupo B, com 10 pontos, atrás do Libertad.

A conquista do Botafogo na Libertadores de 2024 certamente ficará marcada na memória dos torcedores e na história do futebol brasileiro. O título inédito representa não só um feito esportivo, mas também o encerramento de um ciclo de hegemonia dos líderes de grupo na competição continental.

Sair da versão mobile